Nota sobre ajuda à alguém com depressão/ansiedade
- Juliana Pellegrino
- 3 de jan. de 2018
- 1 min de leitura

Você não precisa saber exatamente como, quando ou o quê fazer para que a depressão ou crises de ansiedade de alguém "passe". Até porque não há uma fórmula para tirar a dor de alguém.
Tratar a depressão é um processo que precisa de muita atenção, calma e respeito ao tempo da pessoa. Não dá para apressá-la neste processo. Muito menos devemos roubá-la dele. Mas vocês podem ser um apoio nessa jornada. Esteja presente. Mostre que a pessoa pode estar até sentido-se só, mas que você está ali.
Muitas vezes a pessoa não sabe como melhorar, não sabe o que quer que façam para ajudá-la. Mas muitas vezes elas sabem exatamente o que não querem que as pessoas façam ou falem para elas. Cheque isso também, pergunte se há algo que você esteja fazendo, mesmo sem querer, que possa estar ajudando nesta dor.
E se o que existir nesse alguém com o qual se preocupa, for só um vazio. Se nenhuma resposta vier, tudo bem. Esteja nesse vazio com ela. Assim, quem sabe, o seu vazio não preenche o dela.
Não julgue, penalize ou desvalorize alguém que está passando por momentos assim. A depressão e a ansiedade são formas de luta e não de entrega.
コメント